Joseph Conrad, cujo nome de batismo era Józef Teodor Nałecz Korzeniowski, foi um escritor britânico de origem polaca, nascido em 1857. Aos dezassete anos, iniciou uma longa carreira como marinheiro. Aos 21 anos tinha aprendido inglês, língua na qual mais tarde escreveu com excelência. Conseguiu depois de várias tentativas passar no exame de capitão, vivendo uma vida cheia de aventuras e obtendo a nacionalidade britânica em 1884.
Publicou o seu primeiro livro aos 38 anos, quando reformou-se da Marinha. Em 1902, publicou o romance “Coração das Trevas: Heart of Darkness”, no qual narra o drama da destruição moral da Europa colonialista. É considerado um dos maiores estilistas da prosa inglesa. Entre o seus principais livros estão: “Lorde Jim” (1900), “Nostromo” (1904), “O Agente Secreto” (1907) e “Sob os Olhos Ocidentais” (1911).
Viveu a maior parte de sua vida como escritor em Londres e, posteriormente, perto de Kent, onde veio a falecer aos 67 anos, em 3 de agosto de 1924, vitimado por um ataque cardíaco.